Presidenta da ADPUC Minas, Tânia Cristina Teixeira é reconduzida à presidência do Cofecon
- eloarakarla
- há 6 horas
- 2 min de leitura

A presidenta da ADPUC Minas, Tânia Cristina Teixeira, foi reconduzida à presidência do Conselho Federal de Economia (Cofecon), reafirmando uma trajetória marcada pelo compromisso com pautas estruturantes, defesa da democracia e valorização profissional. Ao lado do vice-presidente João Manoel Gonçalves Barbosa, ela seguirá à frente da entidade nacional que representa os economistas brasileiros.
A eleição ocorreu durante a 748ª Sessão Plenária do Cofecon, consolidando um ciclo de continuidade institucional e fortalecimento da atuação da profissão no país.
Marco histórico
Primeira mulher a presidir o Cofecon, Tânia Cristina Teixeira já havia feito história ao assumir o cargo em 2025. Ela também foi gratificada com o troféu Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico, oferecido pela Associação dos Economistas de Minas Gerais (ASSEMG) e do grupo MercadoComum.
Seu primeiro mandato foi marcado por diálogo, construção coletiva e avanços institucionais, com ênfase em temas como a atualização profissional, o protagonismo feminino e a ampliação da participação dos economistas nos debates nacionais.
Pilares
A recondução também evidencia a coerência entre sua atuação no cenário nacional e o trabalho desenvolvido na ADPUC Minas. Em ambas as frentes, Tânia tem se destacado pela defesa da trabalho, da democracia, da diversidade e da formação continuada como pilares para o fortalecimento das instituições e da sociedade.
“O primeiro mandato foi um período de muito trabalho, diálogo e construção coletiva, que permitiu importantes avanços para o fortalecimento institucional do Cofecon. A recondução representa a continuidade desse compromisso. Seguiremos firmes no fortalecimento da pauta do protagonismo feminino, da diversidade e do desenvolvimento socioeconômico e ambiental, ampliando espaços de participação e liderança de todos os economistas. Da mesma forma, continuaremos tratando como prioridade a aprovação do Projeto de Lei que trata da atualização profissional, essencial para a valorização e o futuro da nossa profissão”, afirma a presidenta em entrevista ao Cofecon.
A Solenidade de Posse das diretorias e conselhos será realizada no dia 6 de fevereiro de 2026, às 18h30, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O evento é aberto ao público e marca um momento simbólico de reafirmação do papel do Cofecon na defesa do desenvolvimento socioeconômico brasileiro e na qualificação permanente da categoria.
.jpg)




Comentários