Nova Convenção Coletiva de Trabalho é celebrada entre SINPRO e SINEPE
- eloarakarla
- 17 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jul.
A nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2025/2026) foi celebrada nesse 16 de julho entre o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEPE-MG) e o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (SINPRO-MG)
A convenção, que terá vigência de 1º de abril de 2025 a 31 de março de 2026, abrange docentes da Educação Básica e da Educação Superior em Belo Horizonte e região.
O documento garante a manutenção de direitos históricos da categoria, como bolsas de estudos, adicional extraclasse e isonomia salarial. Além disso, estabelece um reajuste de 5,2% sobre o salário-aula-base de julho de 2024, com aplicação a partir de 1º de julho de 2025.
PUC MINAS
De acordo com comunicado da Sociedade Mineira de Cultura, A PUC Minas já havia concedido, desde abril de 2025, uma antecipação salarial compensável no mesmo percentual. Portanto, não haverá o pagamento do abono indenizatório estabelecido nesta CCT.
CONTRIBUIÇÃO AO SINDICATO
Conforme previsto na Convenção, o percentual da taxa assistencial é de 3% (três por cento) sobre o salário do mês de agosto de 2025 e mais 3% (três por cento) sobre o salário do mês de outubro de 2025.
Reiteramos a importância da contribuição sindical para o fortalecimento da nossa luta coletiva, a valorização da carreira docente, a defesa da qualidade do ensino e a continuidade das ações sindicais que asseguram melhores condições de trabalho para todos e todas.
É garantido aos professores e professoras que discordarem do desconto o direito de manifestar oposição, no prazo de 17 a 31 de julho, contados a partir da publicação da CCT na página eletrônica do SINPRO.
A oposição deve ser feita individualmente e por escrito (declaração ou carta), e enviada diretamente ao SINPRO pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR), ou entregue pessoalmente na sede ou subsedes do sindicato. Se enviada pelos Correios, valerá a data da postagem para fins de comprovação do prazo.
As informações acima estão integralmente disponíveis na Convenção Coletiva de Trabalho, postada no site do SINPRO.
Para maiores esclarecimentos, o contato com o sindicato pode ser feito por:
Telefone: (31) 3115-3018 / 3019
Endereço:
Rua Jaime Gomes, 198 – Floresta – Belo Horizonte/MG – CEP 31015-240
Assembleia
Segundo informou o SINPRO, por meio de site oficial, durante a assembleia que aprovou a proposta, realizada no dia 14 de julho, os professores manifestaram insatisfação com a postura patronal, mas optaram por preservar as conquistas da Convenção diante do cenário atual.
Leia também a reportagem do SINPRO:
Sinpro Minas assina a CCT MG 2025/2026 – Sinpro Minas
Comentários